Clareamento dental no dentista: saiba o momento ideal para fazer!
- Dra. Mênia Pereira
- 20 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2020

Quem não quer ficar com os dentes mais brancos? O clareamento dental no dentista é um dos procedimentos estéticos mais procurados no momento! Seus dentes vão ficar mais claros e com uma aparência mais limpa, para você sorrir sem se preocupar.
Se você tem vontade de clarear seus dentes, mas não sabe ao certo como funciona, quais os cuidados necessários e quando é o momento ideal para fazê-lo, vou te explicar tudo neste texto.
Clareamento dental no dentista
O cirurgião-dentista vai utilizar agentes branqueadores para fazer com que seus dentes retomem a cor original. Isto porque, durante a vida, a cor dos nossos dentes pode escurecer devido a diversos fatores. Por exemplo, alimentos que mancham os dentes, traumas dentários ou até fatores genéticos.
A fórmula do gel contém agentes ácidos que liberam oxigênio ao entrar em contato com a superfície dentária. O oxigênio é responsável por destruir as partículas de coloração que deixam os dentes mais escuros ou amarelados.
Tipos de clareamento
1. Clareamento dental a laser
Apesar de ser popularmente conhecido como clareamento dental a laser, esse nome não é correto, uma vez que o processo é ativado por uma luz de LED. O mesmo é todo feito no consultório odontológico.
É aplicado um gel oxidante de alta intensidade sobre os dentes do paciente. Com a ajuda de um protetor interno para deixar os dentes expostos, o dentista posiciona a luz nos dentes.
A luz ativa a ação do produto aplicado anteriormente, deixando os dentes mais claros. É possível ver resultados somente com uma sessão.
Contudo, há muita controvérsia se existe mesmo uma eficácia na aplicação de qualquer tipo de luz (Laser, LED, Halógena) na ativação do gel e ,consequentemente, no resultado do clareamento. Algumas pesquisas mostram que apenas o gel é responsável pelo clareamento, não sendo nem necessária a aplicação da fonte luminosa.
2. Clareamento dental caseiro
Novamente, a nomenclatura mais utilizada não está correta. Este procedimento é realizado em casa pelo próprio paciente mas é orientado e acompanhado pelo dentista.
Logo, o nome mais coerente é clareamento por auto-aplicação. Muitas vezes é mais escolhido por ser menos agressivo, contudo leva, em torno de, 14 dias para ter resultados visíveis.
O dentista fornece um molde e o produto clareador para o paciente. Que, por sua vez, aplica gel na moldeira e aplica na dentição, conforme orientação odontológica.
A realização dos 2 métodos pode agilizar o resultado do clareamento
O momento ideal para fazer
O seu dentista é a melhor pessoa para realizar uma avaliação e te dizer se é ou não a hora de realizar o procedimento. Contudo, vou te dar algumas dicas que vão te ajudar a decidir se você deve fazer ou não.
1. Saúde bucal em dia: qualquer clareamento escolhido pelo paciente só deve ser realizado em bocas saudáveis sem cáries e sem doença periodontal.
Caso você esteja com retração gengival, raízes expostas ou sensibilidade nos dentes, deverá ser avaliado para ver se é possível a realização do clareamento.
Além disso, é recomendável fazer uma limpeza bucal no consultório antes do procedimento. Dependendo da mancha, a limpeza já o suficiente para deixar seus dentes mais brancos.
2. Sem próteses e restaurações em resina: apenas dentes naturais clareiam com
qualquer técnica utilizada. Materiais restauradores como resinas e porcelanas não sofrerão efeito do gel.
Portanto, se o paciente possui grandes restaurações em resina ou próteses em porcelana, deverá saber que, após o clareamento, as mesmas podem destoar da cor alcançada pelos dentes naturais e, por questões estéticas, poderá haver necessidade de troca dessas resinas/porcelanas.
3. Não fazer durante a gravidez: como não se tem dados suficientes para saber o efeito do clareamento e do agente oxidante nas células do corpo, não é recomendado realizar o procedimento durante a gestação.
Cuidados durante e após o tratamento
Para manter o clareamento por mais tempo e não desperdiçar seu dinheiro, é preciso seguir as orientações de cuidado abaixo.
1. Alimentos com coloração intensa, assim como tabagismo, vão manchar mais rapidamente seus dentes, seja superficialmente ou internamente.
Então se você tem esses hábitos diariamente saiba que a duração dos efeitos do clareamento vão durar menos tempo.
2. Durante o clareamento seus dentes podem ficar sensíveis. Isso passará poucos dias após o término do tratamento.
Caso essa sensibilidade seja muito intensa durante as aplicações a ponto de dificultar a realização das mesmas, existem substâncias dessensibilizantes para amenizar e viabilizar o término do tratamento.
Faça uma avaliação dentária!
Antes do tratamento, é imprescindível que seu dentista faça uma avaliação e veja se a sua dentição está com as condições adequadas para passar pelo clareamento. Com os cuidados corretos, os resultados do clareamento dental no dentista duram de 1 a 2 anos.
É importante lembrar que cada pessoa apresenta um resultado diferente após o procedimento. Isso porque a pigmentação dos dentes varia entre as pessoas.
Ficou com alguma dúvida sobre o clareamento dental? Deixe sua pergunta nos comentários que eu vou te responder!



Comentários